domingo, 13 de junho de 2021

PEDRO VICENTE COSTA SOBRINHO

 


05/09/2013  - Morreu em Natal, no Rio Grande do Norte, aos 67 anos, o sociólogo e cientista político Pedro Vicente da Costa Sobrinho. Ele faleceu no final da tarde de quinta-feira última (dia 5), após lutar contra um câncer no pâncreas. O velório, que começou às 22h daquele mesmo dia, no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, varou a madrugada para receber seus muitos amigos. Na sexta-feira (dia 6), às 16h, foi celebrada missa em sua memória antes do corpo ser cremado. Conforme seu desejo, suas cinzas serão depositadas no rio Acre, em Rio Branco (AC).

Pedro Vicente, nascido no município riograndense de Macau, além de professor e escritor, foi um dedicado militante e até dirigente do Partido Comunista Brasileiro, desde a juventude, e, há anos, fazia parte do Conselho Editorial da revista "Política Democrática", da Fundação Astrojildo Pereira, do Partido Popular Socialista.

Mestre em Ciências Sociais, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Economia Rural, foi professor, no período em que esteve no extremo Norte do país,  do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre, onde constituiu família com Maria do Socorro Araújo. Teve duas filhas, Mariana e Tatiana. Na capital acreana, manteve a Livraria Casarão, foi delegado executivo do SESC e SENAC e organizou a primeira Bienal do Livro de Rio Branco. Foi homenageado com os títulos de cidadão do Acre e da cidade de Rio Branco.

Membro da Academia Norte-riograndense de Letras, onde  ocupava a cadeira número 32, era, acima de tudo, um amante dos livros e da cultura, foi professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo sido diretor da Editora Universitária (EDUFRN) na gestão do reitor Ótom Anselmo de Oliveira. Presidiu a Associação dos Sociólogos do Rio Grande do Norte e a Federação Norte-Nordeste de Cine-Clubes. Era sócio-correspondente da Academia  Acreana de Letras; integrava o Conselho Municipal de Cultura de Natal; foi sócio efetivo da União Brasileira de Escritores de Pernambuco, sócio honorário da UBE/RN, integrava o Instituto Histórico e Geográfico do seu estado e era pesquisador de culinária da Amazõnia e de gastronomia em geral.

Foi autor de livros nas áreas de sociologia e política, dentre eles destacam-se "Capital e Trabalho  na Amazônia Ocidental", "Exercícios circunstanciais", "A desintegração do comunismo soviético", "Outras circunstâncias", "Vozes do Nordeste" e "Comunicação Alternativa e movimentos sociais na Amazônia Ocidental".

Homem retilíneo, competente e muito sério, que sabia fazer grandes amizades, vai fazer muita falta à família, aos amigos e ao mundo da cultura potiguar.

FONTE - INTERNET


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUAS CRÍTICAS DESTRUTIVAS FORAM DE SUA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO DO PORTAL TERRAS POTIGUARES, ATUALMENTE COM 40 PÁGINAS PRINCIPAIS E MAIS DE DOIS MIL LINKS

Arquivo do blog

PEDRO VICENTE COSTA SOBRINHO

  PEDRO VICENTE COSTA SOBRINHO, IMORTAL DA CADEIRA 31 DA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS, QUE TEM COMO PATRONO PADRE BRITO GUERRA, PR...